Bruno Pati, diretor de negócios da ABG Estratégia de Marcas e idealizador do ELEVA responde a algumas perguntas sobre o evento.
Bruno Pati, idealizador do ELEVA |
Como surgiu a ideia do ELEVA?
A ideia do ELEVA surgiu depois de uma pesquisa na nossa região do Vale e da percepção de que não tinha nenhum grande encontro empresarial que reunisse grandes lideranças para debater os temas fundamentais à área. É uma necessidade de mercado e é uma tendência
Eu acredito muito na troca de experiência. Acho que essa é a melhor maneira para o aprendizado. Uma frase que eu gosto muito é “O maior legado para a humanidade é o aprendizado”.
A experiência de você assistir a um debate é engrandecedora. Então vale ter pessoas que são referência. É ter essa preocupação em fomentar o Vale e, dessa maneira, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico.
Qual ou quais foram os pontos primordiais para sua concretização?
- Esse é um projeto já de dois ou três anos, mas o principal ponto foi o fato do projeto ter sido incorporado por uma empresa. A partir do momento da construção da ABG, eu tive suporte para concretizá-lo.
- A crença que várias empresas tiveram nesse projeto foi também muito importante. Foram fundamentais o investimento de algumas empresas e apoio de outras, como em serviços. As empresas parceiras do ELEVA são: Shopping Colinas, BDO do Brasil, Jornal O Vale, Companhia Athletica, Sebrae SP, Áquila ITv, Novotel Hotels, Il Tartufo Bistrô, Refinatti Interiores, Ravin, DJ Company, Factual Comunicação, T-Drive, TKS Eventos, Ciesp, Grupo Conexão.
- O engajamento dos debatedores, que também acreditaram e entenderam a importância do projeto para a região. Que partilharam da nossa proposta e aderiram.
Como você, idealizador do evento, percebe a adesão do empresariado do Vale do Paraíba?
Eu diria que foi excelente.
Nós recebemos muitos elogios, porque nossa proposta era fazer algo diferenciado em que a base fosse a qualidade e seguimos fielmente essa filosofia, esse objetivo. Claro que recebemos críticas, mas todas construtivas. A principal foi que ficou um gostinho de quero mais, de que faltou tempo para o debate.
Eu percebo que o Vale é carente desse tipo de eventos, é carente em participar de encontros com pessoas que estão à frente, que são lideranças. O empresariado quer participar e colocar em prática o que ele aprendeu nesses eventos.
Como se deu a escolha do tema “O Desafio de Inovar e Empreender com Sustentabilidade” para o debate?
A princípio, eu desenvolvi dez possíveis temas que eu achava que eram atuais e fundamentais para qualquer negócio hoje em dia. Conversando com executivos, eles me ajudaram a escolher esses dois temas das duas primeiras edições.
Eu acredito que esse seja um tema para qualquer negócio hoje empreendido, desde água até mineração. Todo novo negócio já deveria ter o planejamento da sustentabilidade. Por exemplo, uma fábrica, como ela pode desenvolver socialmente a região: na qualificação de seus funcionários, na saúde, esse tipo de coisa.
Sustentabilidade não é só relativo a meio-ambiente, é relativo a desenvolvimento, educação...
Já tem alguns anos, desde a Rio 92 que se discute esse tema, como as empresas podem ser eficientes e ainda assim, sustentáveis. Algumas pesquisas dizem que a gente já passou do ponto de voltar [em relação à degradação do meio-ambiente], isso me preocupa.
Por que a participação no evento é só para convidados?
Porque o ELEVA tem um objetivo específico e por isso mesmo um público específico. O propósito é conversar com os tomadores de decisão, e para que se atinja esse público, a gente precisa manter esse evento fechado.
Depois da realização da 2ª edição, quais serão os próximos passos?
- Primeiro, vamos fazer uma pesquisa com esses empresários para entender se estamos no caminho certo, ver se estamos suprindo a necessidade, acertar o formato, decidir que rumos iremos tomar em relação a formato, tempo e horário mais adequados. O público do ELEVA não é um público que está interessado em certificado. Ele quer conhecimento e networking. Uma das propostas do Encontro é servir também como plataforma de negócios.
- Vamos criar um conselho composto por esses debatedores e alguns executivos. O porquê deste conselho: como essas pessoas estão na vanguarda das empresas, ninguém melhor do que elas para ajudar a definir que temas são importantes.
- Desenvolver ferramentas que possibilitem uma maior abrangência do evento.
Tendo as respostas da pesquisa e a orientação do conselho, teremos um evento ainda mais próximo da necessidade e do interesse do nosso público.
Considerações finais
Para que o ELEVA aconteça e tenha sucesso é fundamental a participação e engajamento dos empresários e executivos. Nós temos a intenção de fazer sempre cada encontro melhor que o outro.
O ELEVA acontece no dia 1º de dezembro, ás 19h no Teatro Colinas, em São José dos Campos.
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